Friday, December 17, 2004

Top 5 e gostos incongruentes

Tem um bocado de gente que não gosta de fazer top 5. O Tija
(http://daumiersmith.blogspot.com/), que adora, escreveu uma bela elegia a esse hábito inútil porém delicioso. Nós, topfivianos, sabemos que as listas são muitas vezes difíceis de fazer e podem mudar de uma hora pra outra - sabemos, enfim, que não serve pra nada e dá o maior trabalho. Mas é bom mesmo assim.

Acredito que uma boa seleção de listas pode dizer muito sobre a pessoa que as fez. Mas dizer o quê, não sei muito bem. Muitas listas me espantam por incluir um livro/filme/disco que acho sensacional no meio de um monte de lixo, ou vice-versa. É o que passei a chamar há dois minutos de gostos incongruentes.

Ultimamente virou moda noticiar o percentual de semelhança genética que os humanos partilham com outras formas de vida. Um professor da faculdade disse que 60% do código genético humano é igual ao da abóbora. Faço (fazia) faculdade de economia, então a informação pode estar completamente errada. Mas imaginemos que ela esteja correta, embora imaginar analogias torne qualquer argumentação fácil demais pra ser divertido. Que coisa, não? Duas coisas tão diferentes, mas com alguma coisa em comum, como diziam no tempo em que havia propaganda de cigarro na tv.

Um gosto incongruente é isso. A lista de um cidadão é 90% igual a minha, mas os 10% restantes fazem com que eu seja um homem e ele, um macaco (ou vice-versa, mas como sou eu o autor do post vou me dar ao luxo de continuar humano). Como alguém que adora "Magnólia" e "2001" pode achar "Garota, interrompida" uma beleza? Como alguém que devora Paulo Coelho e Sidney Sheldon acha o Fante um dos melhores autores do mundo?

Livros:
1 - "Ulisses", James Joyce
2 - "O arco-íris da gravidade", Thomas Pynchon
3 - "Absalão, Absalão", William Faulkner
4 - "O idiota", Dostoievsky
5 - "Sonhos de Bunker Hill", John Fante

(Só um instantinho. Fiz um top 10 livros para enviar ao blog do Alexandre Cruz Almeida -
http://liberallibertariolibertino.blogspot.com - e queria ver se está batendo com essa aí de cima. Raios, esqueci do Proust. Mas Fante tem que entrar.)

Livros, corrigida:
1 - "Ulisses", James Joyce
2 - "O arco-íris da gravidade", Thomas Pynchon
3 - "Em busca do tempo perdido", Marcel Proust
4 - "Sonhos de Bunker Hill", John Fante
5 - "Absalão, Absalão", William Faulkner

Filmes:
1 - "2001", Stanley Kubrick
2 - "Magnólia", Paul Thomas Anderson
3 - "Domingo sangrento", Paul Greengrass
4 - "Apocalypse now", Francis Ford Coppola
5 - "Blade runner", Ridley Scott

Músicas:
1 - "Interstellar Overdrive", Pink Floyd
2 - "Heroin", Velvet Underground
3 - "Paranoid android", Radiohead
4 - "My favorite things", John Coltrane
5 - "Rhapsody in blue", Gershwin

Esclarecimento a pedidos

O Tija se sentiu ofendido porque o post fazia parecer que era ele o admirador de Sidney Sheldon, Paulo Coelho e "Garota, interrompida". Esclareço que o exemplo citado foi inventado e toda e qualquer semelhança etcetera. Só para não haver dúvidas.

Correção ao esclarecimento

Acabei de conferir o Top 5 filmes do Tija lá no blog dele e, conforme ele tinha me dito, Casablanca é o quinto da lista. Retiro o esclarecimento acima. O Tija é um macaco.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home