Wednesday, April 20, 2005

The booklovers

Alguns blogs franceses estão enviando uns aos outros e respondendo a este questionário. Gostei. Também quero.

1. Quantos livros você lê por ano?

Não sei, porque nunca tinha parado para contar. Este ano, influenciado pelas manias documentais da minha namorada (parabéns, fofinha!), comecei a anotar num caderno todos os livros e filmes que li e vi. Por enquanto, foram 39 filmes e 37 livros, e pretendo manter a média de 10 filmes e livros por mês. Chutando, minha média histórica deve ser uns 100 livros por ano.

2. Qual foi o último livro que você comprou?

Amor para sempre, de Ian McEwan, numa edição capa feia da Rocco. 2005 está sendo meu Ano McEwan: a cada dez livros que leio, um é do homem. Esse será o quadragésimo livro do ano. Comprado no Travessão de Ipanema, no fim da tarde de um agradabilíssimo domingo que talvez mereça um post.

3. Qual foi o último livro que você leu?

O último livro que terminei de ler foi Os aniversariantes, de Beryl Bainbridge. Já falei dele aqui. O último livro que comecei a ler foi Mémoires d'Hadrien, de Marguerite Yourcenar, em que o imperador romano Adriano reconta sua vida numa carta ao seu sucessor. Li esse livro em português há alguns anos e agora estou treinando meu francês. Muito, muito bom: mais um romance histórico que transmite o passado sem deixar de refletir no futuro, tão bem escrito que é fácil esquecer a Yourcenar e se pegar pensando que o próprio Adriano escreveu o livro.

4. Liste cinco livros que tenham um significado especial para você ou que você tenha gostado muito

Sim! Um top 5! Mas um top 5 complicado - fossem os cinco livros favoritos seria mais fácil. Livros com significado especial? Vejamos:

1. Sonhos de Bunker Hill, de John Fante. Um presente de aniversário que ficou durante muito tempo na prateleira sem despertar interesse. Lê-lo foi uma revelação. Até hoje é o meu Fante preferido. Na maior parte dos casos, conhecemos os grandes escritores antes de conhecer suas obras. Fante foi uma exceção: até ler este livro, não sabia nada sobre ele, o que lhe deu um ar de tesouro secreto que perdura até hoje.

2. Ulisses, de James Joyce. Eu sei, é pedante, mas não posso faezr nada. Se tem um livro que mudou a minha vida, foi esse.

3. Leviatã, de Paul Auster. O primeiro livro que li dele, e meu preferido (aliás, capto uma tendência de preferir os primeiros livros lidos. Dá um post?). Por algum tempo, foi meu escritor atual preferido, até McEwan tomar a frente. Mas a grande importância para mim é que Auster é um dos escritores preferidos da Clarice (parabéns de novo, fofa), e foi ela que me apresentou à sua obra. Se fosse só por isso e por Beatles, minha gratidão já teria que ser imensa.

4. Reparação, de Ian McEwan. A grande vantagem de gostar de um artista atual é saber que a construção da sua obra ainda está em andamento. Minha vida é melhor porque espero ansiosamente pelos próximos discos do Radiohead e pelos próximos livros do Ian McEwan. Este aqui não foi seu primeiro livro que li, mas foi o primeiro romance. E, até agora, é o melhor.

5. Contos reunidos, de Rubem Fonseca. Eu tinha no máximo doze anos quando o li, e ele me levou a escrever uma série de contos fonsequianos horríveis. Felizmente passei da fase de imitar Rubem Fonseca, porque duvido que alguém consiga fazer melhor. Até prova em contrário, é o meu contista preferido.

5. Para quem você vai passar este questionário (3 blogs) e por quê?

Para ninguém, uai. Mas está aqui. Incentivo o Tija a responder às perguntas também - e, se o Felipe e o Fafá quiserem ressuscitar seus blogs, aqui está uma boa desculpa.

2 Comments:

Blogger Leandro Oliveira said...

Lucas, vou roubar essas perguntas para postar lá na Odisséia, ok?

11:20 AM  
Blogger Unknown said...

Leandro, nem precisava ter perguntado. Depois eu passo lá pra ver as suas respostas.

12:54 PM  

Post a Comment

<< Home