Tuesday, May 03, 2005

Para que serve a economia

Eis um artigo muito estúpido: uma resenha de Freakonomics, livro de Stephen Levitt, jovem economista de sotaque americano e currículo brilhante, famoso pelo trabalho em que mostra a correlação entre aumento do número de abortos e diminuição da criminalidade. Andrew Leonard, autor do artigo, reclama que Stephen se contenta em apresentar os resultados das suas pesquisas, sem discutir suas consequências ou sugerir formas de usá-los para melhorar a sociedade.

Em outras palavras, Leonard não gosta de Levitt porque Levitt é um economista. É isso o que economistas fazem, ou ao menos é o que deveriam fazer: mostrar as consequências de uma ação do governo ou outro agente qualquer, ou, de forma mas geral, investigar o comportamento das pessoas diante de determinados incentivos e as consequências desse comportamento. Dizer que o aumento do número de abortos diminuiu a criminalidade pode ser desconfortável, ou contraproducente, mas nada disso deveria interessar ao economista: se a análise dos dados está correta, seu trabalho está feito. Da mesma forma, por mais triste que seja descobrir que pais que lêem para os filhos não estão ajudando em nada na formação da criança, o que Leonard queria que Levitt fizesse? Esconder a verdade para não tornar os pais relaxados ou desesperançados não me parece uma boa opção.

Uma vez um professor de ciência política da faculdade passou Gladiador em sala. Na discussão depois do filme, ele criticou Maximus por não ter traquejo político no momento em que o imperador o nomeou herdeiro do trono, o que permitiu que o Joaquin Phoenix fizesse aquela bagunça toda. Argumentei que Maximus não tinha por que entender de política: ele era general, tinha que entender de guerra. A culpa era do velho imperador, que não soube prever a reação do seu filho à sua escolha. Tudo isso pra dizer que não se pode acusar um homem de não fazer aquilo que, por escolha ou incapacidade, ele não aprendeu a fazer. Em vez de dizer, por pura birra, que Levitt talvez não seja um economista tão brilhante assim, Andrew Leonard deveria aprender pra que serve a economia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home