Friday, January 28, 2005

Desprezo às sequências

Neste artigo da Salon, Brian Libby tenta demover Martin Scorsese da idéia de fazer uma sequência de Taxi driver:

It's not so much that we, your most loyal fans, doubt you and your old friend De Niro are up to the task of a worthy "Taxi driver" sequel (more on that later). It's that by making this new installment, you are inevitably changing the meaning of the original film. And that's a risk that we can't let even the movie's creators take.

Libby has a point, mas acho que ele não devia se preocupar tanto com a possibilidade de o filme original perder força por causa da sequência. Porque Taxi driver é um filmaço, e grandes filmes têm um jeito infalível de lidar com sequências ruins: desprezando-as.

Pelo menos um exemplo está no próprio texto de Libby: A chave do enigma, sequência de Chinatown dirigida por Jack Nicholson. Não vi o filme, mas acho bem provável que ele seja pretty lame, como diz Libby. Quem se importa? Chinatown não ficou menos obra-prima por causa dele. Tubarão é outro filme imune ao fracasso das suas sequências, e elas até fizeram algum sucesso nos cinemas. E quem sabe que fim levou a sequência de Golpe de mestre?

Mas meu caso preferido de desprezo às sequências é musical e não cinematográfico. Squeeze, oficialmente o último álbum do Velvet Underground, é totalmente ignorado por fãs e críticos musicais. As far as we care, o último disco do Velvet é o sensacional Loaded e Doug Yule que se foda. Gosto de pensar que a pequena discografia do Velvet é considerada brilhante demais para ser maculada por um trabalho sem nenhum dos seus integrantes fundadores.

At ease, Libby. Travis Bickle está a salvo até mesmo da intervenção de seu criador.

1 Comments:

Blogger Henrique said...

Nunca consegui ouvir Velvet! Vergonha isso numa época tão peer-to-peerística como a nossa... Bom, pelo menos já tenho a dica, vou evitar o "Squeeze" no Kazaa.

Ae, citei um pedaço de um post teu lá no "Por Água Abaixo" (poraguaabaixo.blogspot.com). Depois dá uma olhada lá...

Abraço

9:21 PM  

Post a Comment

<< Home