Monday, January 24, 2005

MURTONY CONFIRMADO

União dos dois maiores prêmios do cinema mundial agita meio cinematográfico

Folha de São Paulo – Sucursal de Paraty

No salão de uma das pousadas mais caras de Paraty, pequena e simpática cidade turística do Rio de Janeiro, a agitação dos jornalistas era tanta que o calor superava a refrigeração ambiente. Sentados diante de uma mesa, sorridentes e silenciosos, Lucas Murtinho e Antônio Azevedo saboreavam a comoção causada pelo anúncio da união dos dois maiores prêmios de cinema da atualidade, a Murta de Ouro e o Tony de Ouro.

“O primeiro MurTony de Ouro será entregue em breve”, anunciou Azevedo, que se recusou a revelar a data exata da premiação. “Como sempre, o melhor do cinema mundial estará representado entre os vencedores.”

Apesar dos boatos relativos à união dos prêmios, boa parte da indústria descartava tal possibilidade, pois a Murta de Ouro surgiu como concorrente direto do Tony há pouco mais de um ano.

“Nunca houve briga alguma. Tony e eu somos amigos de longa data, e não deixamos algumas poucas divergências sobre cinema atrapalhar essa amizade. O resto é invenção da imprensa para vender jornal. Quarenta e seis”, disse Murtinho, que não explicou a estranha referência numérica.

Os dois grandes nomes da premiação cinematográfica explicaram que uma comissão será formada para avaliar os candidatos e escolher os premiados. Possíveis membros da comissão incluem Pedro Saud e Raquel Tessarolo, mas Azevedo e Murtinho também se recusaram a dar mais detalhes.

Repercussão

No mundo do cinema, a repercussão foi imediata. “Espero que Azevedo e Murtinho finalmente reconheçam meu talento”, falou Steven Spielberg, diretor de AI e O terminal, à FOLHA. “Conheço e aprecio o trabalho dos dois há muito tempo. Tony não responde mais aos meus telefonemas, mas ele deve estar com muito trabalho ultimamente.” O diretor americano continuou falando por mais cinco minutos, terminando a conversa muito depois do tempo devido.

Diretor de A vida é um milagre, favorito a ganhar o MurTony, Emir Kusturica exultou com a notícia. Infelizmente, uma banda de rua estava tocando na sala do diretor no momento da sua conversa ao telefone com a FOLHA, de forma que só pudemos compreender sua satisfação pelos gritos de alegria do outro lado da linha.

Murtinho e Azevedo retornaram ainda ontem para o Rio. Espera-se que mais informações sobre a primeira edição do MurTony sejam reveladas ao longo da semana.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home