Monday, July 25, 2005

A fantástica fábrica de chocolates (2005)

O Tija diz para não comparar, mas como? E a versão de Mel Stuart com Gene Wilder é bem melhor do que a da dupla Burton-Depp.

Willy Wonka 2005 é um personagem quase sub-humano, uma aberração egocêntrica-misantrópica com uma risada estranhamente aguda. Depp, como sempre, está ótimo, mas o personagem perdeu charme - sem falar nos olhos de Gene Wilder, que são um post à parte. Wonka 1971 praticamente exultava ao ver crianças pentelhas sendo punidas por fazer o que não deviam; Wonka 2005 parece apenas se divertir moderadamente, e só se interessa mesmo é pelos doces que fabrica - o que, aliás, leva a um grave problema de roteiro: é muito difícil aceitar um homem tão centrado em si mesmo se preocupando com trivialidades como a busca de um herdeiro e o futuro dos oompa-loompas.

Freddie Hoghmore, o Charlie 2005, é bem melhor do que Peter Ostrum, o por vezes irritante Charlie 1971; mas o personagem ficou ainda mais encoberto por Wonka, o que, levando em conta a sub-humanidade de Wonka 2005, indica uma perda violenta de caracterização. O mesmo vale para a maioria dos outros personagens, com a provável exceção do sensacional Augustus Gloop 2005. Talvez seja esse o grande problema do filme de Tim Burton: a fábrica em si, o visual, o espetáculo contam muito mais do que as pessoas. FFC 2005 é menos Ed Wood e Edward Mãos-de-tesoura e mais Marte ataca e A lenda do cavaleiro sem cabeça: divertido, espetaculoso, espertinho, leve.

Pelo menos a versão 2005 não tem a pieguice da de 1971. Mas tem em seu lugar o aspecto psicológico: por divertido que seja ver Willy Wonka criança com um aparelho dental do tamanho de um armário (inspirado, de acordo no IMDB, pelo aparelho que Burton usava quando pequeno), a revolta contra o pai dentista é uma explicação demasiadamente algébrica para a formação do futuro doceiro. Tim Burton candidato ao Prêmio Spielberg 2005? Sem mencionar a necessidade do uso de flashbacks para contar a história, quebrando o ritmo da visita à fábrica. (Falando nisso, o que é aquele flashback em Loompaland? Tudo bem, os oompa-loompas são hilários, mas aquele deve ser o trecho de filme mais cortável desde a cena da sinuca em De olhos bem fechados.)

E a música. Ah, a música. Repita comigo: Oompa loompa doompadee doo. Caso encerrado.

3/5

1 Comments:

Blogger Werner Daumier-Smith said...

O Tim burton é melhor, seu maldito. Fique lá com seu filme de 1971 cheio de canções felizes e um Wonka cheio de amor pra dar, sarcástico, mas feliz, alegre, cantarolante, aquilo não é alguém que passou anos trancado numa fábrica, pombas!

6:06 PM  

Post a Comment

<< Home