Friday, July 01, 2005

Batman begins

Não é o único a se tornar super-herói depois de uma tragédia: Peter Parker também precisa perder o tio para compreender que with great power comes great responsibilities. Mas Parker já tinha super-poderes e era um adolescente quando a tragédia chega; Bruce Wayne era um moleque comum, cujo único poder digno de nota é a herança da maior fortuna de Gotham City. Por isso um dos acertos narrativos de Batman begins é demorar-se no treinamento de Bruce. Não dá tão certo quanto poderia, mas a idéia é boa: uma das diferenças capitais entre Batman e os outros super-heróis clássicos, todos seus inferiores*, é que seus poderes não surgem após a picada de uma aranha radiotiva, ou uma mutação genética, ou simplesmente por ser ele um alienígena humanóide: a única característica sobre-humana de Batman é sua vontade, tão imensa que não poderia ter surgido na mente de uma pessoa sã. Batman só é um super-herói por ser completamente maluco.

E daí chegamos a outro grande acerto do filme, a conversa final entre o agora tenente, breve comissário Gordon e Batman. (Quem for como eu e já estiver irritado pela revelação de que o filme termina com uma conversa entre os dois que pare de ler aqui.) Parafraseando o policial: "Nós compramos pistolas, eles arranjam metralhadoras; nós usamos coletes, eles usam balas perfurantes; e agora você se vestiu de morcego e anda pelos telhados da cidade." É a deixa para apresentar o Coringa, o primeiro dos muitos maníacos que nascerão em Gotham City simplesmente porque o Batman está lá. Certo, o primeiro plano de destruir a cidade era pré-morcego gigante, mas a partir daí todos se devem a ele. O fim do filme se aproxima da verdade que Alan Moore e Grant Morrison retrataram de forma tão brilhante em A piada mortal e Asilo Arkham: no estranho mundo de Gotham City, só a loucura derrota a loucura, para o bem ou para o mal.

3/5

*Clássicos porque os personagens criados por Alan Moore em Watchmen possivelmente igualam o Batman - talvez não todos, mas o Rorschach é sério candidato. Um homem que vira super-herói porque seus pais foram mortos por um bandido de meia-tigela ou um que resolve matar criminosos porque uma menina foi raptada, morta e dada de comer a dois cães? Hmm.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home