Sunday, July 10, 2005

Sai, Mainardi, sai

Você está com a Veja nova, aquela com a foto do Lula na capa e a legenda "Ele sabia?"? Se tiver, leia a coluna do Roberto Pompeu de Toledo e a do Diogo Mainardi. Compare o estilo elegante do primeiro com as irritantes frases telegráficas do segundo; o tom irônico do primeiro com os ataques arrogantes do segundo; os argumentos bem estruturados e bem expostos do primeiro com a "proposta" sem pé nem cabeça do segundo. Observe como o primeiro se sustenta em idéias enquanto o segundo confia em frases de efeito. Pense no primeiro como Coetzee* e no segundo como Sidney Sheldon, e veja se a comparação não faz sentido. E depois se pergunte o que os dois estão fazendo na mesma revista. Se você souber a resposta, por favor, me diga.

*Aliás, se você estiver também com a Folha de São Paulo, leia no Caderno Mais! o artigo de Coetzee sobre a vida de Faulkner. Uma beleza.

1 Comments:

Blogger Werner Daumier-Smith said...

Quando eu tinha uns 15 anos cismei que tinha que escrever como o Roberto Pompeu de Toledo pra tirar 10 na redação do vestibular. Depois passou e eu comecei a querer escrever como o Veríssimo - é verdade, é verdade, acho que por isso não t irei 10, o Veríssimo é um 9 no máximo, e isso quando bem copiado, como faz nosso amigo Murta. Mas pelo menos passou, eu era jovem, tudo passa, e sorte minha que ainda não conhecia o Pynchon.

5:28 PM  

Post a Comment

<< Home