Tuesday, June 28, 2005

Silvio Luiz

Alguns anos atrás, na época em que a Band era o canal do esporte, saiu um anúncio de jornal com uma pesquisa em que o Luciano do Valle era consagrado de goleada como o melhor narrador de futebol do Brasil, superando Galvão Bueno em muitos pontos percentuais. O tempo passou, a Band deixou de transmitir jogos esdrúxulos do Campeonato Carioca à noite (era segunda e terça?), o Luciano do Valle sumiu. Galvão está cada vez pior, mas não tem ninguém para desafiá-lo, só o Arnaldo.

Mas eu queria mesmo era falar do Silvio Luiz. Luciano do Valle, claro, era melhor do que o Galvão - quem não é? Mas não era o melhor narrador do Brasil: ele era, parafraseando o jovem Stephen Dedalus, muito paulista demais. O melhor, o mais engraçado, o dono dos melhores bordões, o mais impaciente com repórteres idiotas, era Silvio Luiz.

Era. Silvio Luiz está exilado na Band Sports, e nesse exato momento narra os últimos segundos de Argentina 2, Brasil 1, pelas semifinais do Mundial Sub-20. Está péssimo. O jogo não ajuda, mas para quem narrava Botafogo e Volta Redonda ou amistosos de Masters, com o Edu gordo feito um boi premiado, não deveria ser problema.

Acabou o jogo, felizmente. Silvio Luiz desistiu de narrar os jogos. É parente de alguém na Band Sports, ou sabe que seu nome ainda atrai algumas pessoas, sei lá: o fato é que ele se comporta exatamente como um hipotético cidadão gordo, sem cmaisa e com uma lata molhada de cerveja na mão se comportaria se estivesse sentado ao meu lado no sofá. "Vai, vai, vai! Mete ali, ali! Não, assim não vai dar"; "Pega, pega! Deixa passar não! Eles tão trocando bolinha na nossa cara, porra!"; "Segura, segura, segura. Ai, isso não vai dar certo. Vamo ver... E foi. Queimou o filme" e por aí vai. Comentários dispersos e instruções sem sentido, a isso se reduziu o melhor exemplar da triste raça de narradores esportivos que tive o prazer de ouvir. Pena.

2 Comments:

Blogger Werner Daumier-Smith said...

Não era o campeonato espanhol Saud, mas era segunda à noite, e o horário era 21:40, uma beleza para ir aos estádios. Os jogos normalmente ficavam no circuitinho suburbano Rua Bariri-Moça Bonita-Conselheiro Galvão-Ítalo Del Cima, não passavam de 1000 pagantes e eram muito ruins. Me lmebro de ter despencado pra Laranjeiras ver um FLuminense x Bangu numa segunda chuvosa de julho, o Fluminense estava vencendo e cedeu o empate aos 48m do segundo tempo em um lance no qual o Ronald deixou a bola passar por debaixo de suas pernas dentro da área. Top 5 piores programas de todos os tempos.

Mas quem narrava não era o Silvio Luiz, era o Januário de Oliveiro, comentário do Gerson e reportagens do Aldo Coutinho. O Silvio Luiz narrava o campeonato italiano, todo domingo 11:30 da manhã com comentários de Silvio Lanceloti, e quando o jogo estava muito ruim eles ficavam discutindo receitas de massas. Era bom mesmo.

4:06 PM  
Blogger Nilson Jr said...

Ilmo Senhor Murtinho, sou mais uma voz que se levanta contra os incrédulos. Sim, é verdade, já teve campeonato carioca na Band segunda à noite. Os jogos normalmente eram ruins demais, mas a narração do saudoso Januário de Oliveira valia a pena. "Tá lá mais um corpo estendido no chão!", "Cruel, mto cruel esse (nome do jogador)!", entre outros. Esses sim eram bordões legais. Tb tinham os comentários do canhotinha, "tá certo?".
A única retificação a fazer é o nome do jornalista de campo que era Adisson Coutinho e não Aldo como o nobre colega Daumier-Smith colocou. No mais, a descrição do mesmo é perfeita e me fez relembrar bons momentos da minha vida. Saudades da Rua Bariri, do Ítalo Del Cima. Bons tempos do canal de TV da família Saad, que naquela época sim era realmente o canal de esportes.

Aliás, seria sua futura cônjuge herdeira do grupo Bandeirantes? Ou ainda, seria o ilustríssimo Senhor Pedro membro de uma facção dissidente do clã Saad que para demarcar de uma vez por todas a cizânia com a família adotou o sobrenome SaUd e se dedica a desmerecer o passado glorioso da Band? Talvez, a Caros Amigos um dia se interesse por investigar essas questões, ou melhor, já que estamos em época de CPI - na verdade de São João, mas infelizmente esse já saiu de moda -, não custa nada abrir mais uma para se aferir tópicos de tão alto relevo para nossa nação.
Cordiais abraços do Pai (Nilson).

12:49 PM  

Post a Comment

<< Home