Monday, February 28, 2005

Oscar, final take

Errei a porra toda.

Foi triste ver Scorsese perdendo o Oscar. Ainda que seja superestimado, ele fez pelo menos dois filmaços, Taxi driver e Os bons companheiros (não vi Touro indomável). E o cara tem um conhecimento monstruoso de cinema. Outro dia, lendo uma entrevista, descobri por quê: Scorsese é disléxico e a leitura nunca foi um passatempo ou um costume, fazendo do cinema o único jeito de um jovem garoto do Bronx entrar em contato com a narração de histórias.

O pior de tudo é que ele não precisa do Oscar. O Kubrick não precisou, o Chaplin não precisou, por que ele precisaria? Mas parece que quer ganhar um. Pra ter uma evidência física do seu prestígio na indústria, talvez. Ou, e espero que essa visão seja a acertada, para usar como moeda de barganha no desenvolvimento de um projeto ousado, à la A última tentação de Cristo. Seria menos triste se fosse esse o caso, mas suspeito que Scorsese só quer mesmo é ser amado. Mas ele já é, dirão vocês, e alguns acrescentarão, mais até do que merecia. Mas o que se pode fazer? Love may fade, but diamonds are forever. Pobre Scorsese, atrás de uma perene prova de amor.

Mas, bom poliana que sou, vejo um lado bom na vitória de Menina de ouro: é um aceno simpático a um tipo de cinema menor, mais intimista e menos espetaculoso do que geralmente se associa com Hollywood. Com a desculpa de premiar um gigante do porte da Clint Eastwood a Academia reconhece o valor de um melodrama pequeno e bem costurado, bem escrito, bem dirigido, bem interpretado. Somem-se a isso os prêmios de roteiro para Sideways e Brilho eterno de uma mente sem lembranças e temos uma justa homenagem de Hollywood aos filmes marginais. Ainda não dá para Closer ganhar o Oscar, mas talvez leve menos tempo do que pensamos. Ou isso tudo foi ressaca pós-Senhor dos anéis e ano que vem é a vez de Spider-man 3.

1 Comments:

Blogger Werner Daumier-Smith said...

Não devia estar dizendo isso mas...queria que o Scorcese levasse o bichinho. Nem que fosse por Taxi Driver.

Mas triste mesmo foi o Clive Owen nã ter ganho. Diabos!

3:42 PM  

Post a Comment

<< Home