Monday, April 11, 2005

Aos serviços

Pois é, vamos tentar tirar este blog do coma. A grita popular foi comovente: três, sim, três pessoas pediram posts novos, duas delas em público, na área de comentários do post engraçadinho sobre o blog moribundo, uma em privado, no messenger, não faz nem duas horas. Então, aqui estamos.

Uma tentativa de retorno já foi feita sexta-feira, mas o Blogger não cooperou: quando ia salvar a primeira parte do texto, deu um erro qualquer e perdi tudo. Sempre escreva primeiro no Word, é o que sempre digo quando essas coisas acontecem - e depois esqueço tudo e decido viver perigosamente, como agora, escrevendo diretamente no site do blog. Crazy me.

O post de sexta era sobre o papa, ou mais exatamente sobre a morte do papa, ou mais exatamente ainda sobre a morte do papa ser o evento mais noticiado da história. Começava com umas gracinhas a respeito do método de cálculo para definir o que é mais noticiado (a parte que escrevi e perdi) e depois passaria para tópicos mais sérios, como a influência do gosto e vontade do público na definição de qual notícia merece destaque. Mas parece que perdi o timing: ao enterro do papa seguiu-se um fim de semana movimentado, com o casamento o príncipe Charles, a vitória sem som da Daiane, a virada do Volta Redonda (aliás, parabéns, comentadora). Mesmo no Vaticano devem estar falando mais sobre o próximo papa do que sobre o último. Rei morto, rei posto. Mas eu fiquei sem assunto.

Vejamos. O último post, sobre o blog moribundo, foi no dia do meu aniversário. Obrigado, não precisava. Poderia escrever algo sobre a inadequação de dar parabéns a alguém no dia do seu aniversário - não sei por que sobrevivência merece aplausos, a não ser em casos extremos - mas é assunto batido. Para comemorar, fui ver Herói, que achei muito ruim. Um pouco por minha culpa: fui ao cinema com muita expectativa e não me dei bem com o estilo chinês de atuação e desenvolvimento da história. Me fez pensar num post sobre as circunstâncias que afetam as notas para filmes, livros e afins: tivesse eu visto o filme num Festival, sem saber do que se tratava, ele certamente mereceria um 2, talvez um 3 se o dia estivesse ensolarado; da forma como as coisas se passaram, o filme recebeu um zero que depois, magnânimo, transformei em 1. Mas esse post foi tão adiado e ficou tanto tempo passando pela minha cabeça que perdeu a graça.

No dia seguinte terminei de ler O inocente, do Ian McEwan. Um 4 feliz, cravado. Um post sobre Ian McEwan e J. M. Coetzee, talvez os melhores escritores do mundo hoje, está na minha cabeça há algum tempo, mas por algum motivo dele não enjoei. Deve sair em algum momento, aguardem, aguardem. Depois li Le voyage d'Anna Blume, do Paul Auster, que está abaixo dos dois supracitados mas é muito bom também. Um 3,5. Em seguida, li Nada de novo no front, que já gerou inúmeras piadinhas sobre seu preço aviltante, e gostei, embora menos. Circunstâncias de novo: a maior parte do livro foi lida em ônibus, no trajeto casa-trabalho ou trabalho-casa, momentos não de todo adequados para a laitura porque me encontro, no primeiro caso, cansado por ter acordado cedo, e no segundo, com dor de cabeça depois de horas olhando para a tela de um computador. Se bem que gostei mais do fim, lido nesse esquema, do que do começo, lido em casa sábado passado. Hmm.

E depois li Doctor Copernicus, primeiro romance da Revolutions trilogy, comprada em volume único na Hodges Figgis, a já citada melhor livraria em que já entrei, na Dawson Street, em Dublin, por 4,99 euros. Escrita por John Banville, irlandês, o que garante simpatia imediata. Um belo livro, que consegue a um só tempo retratar de forma vívida a sociedade e as questões da virada do século XV e tratar de problemas atuais e, por que não?, universais. Post sobre romances históricos descartado após um primeiro instante, por ignorância do autor sobre o assunto em questão. O segundo romance da trilogia, Kepler, foi iniciado hoje de manhã.

Acho que é isso. Assiti também a Leis da atração e Wall Street, 1 e 2 respectivamente (post sobre a mania de dar notas provavelmente a caminho), mas não acho que valha a pena me alongar sobre qualquer um deles. E houve outros eventos, como uma namorada sem sisos e um churrasco de aniversário, mas este post já está perigosamente próximo do estilo diário online que muitos blogs medíocres assumem. Encerremo-lo, pois. E tentemos escrever mais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home